quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COMO SURGE MINHA PROPOSTA...



Observando que a Educação Física vive na maioria das escolas uma realidade voltada para a esportivação advinda de inúmeros fatores; fato esse que observei nos estágios I e II, onde constatei que o professor trabalhava com todas as séries o mesmo conteúdo (futebol e queimada), passei a estudar probabilidades de intervenções que viessem realmente a dar um maior significado a essas práticas. Dentro dessas possibilidades achei interessante trabalhar com ginástica circense, um conteúdo que até então não vem sendo trabalhado em muitas escolas, mas que poderia vir a auxiliar de forma significativa para o aprendizado desses alunos e que auxiliaria até mesmo ao professor a repensar em suas práticas docentes.


Buscando desenvolver experiências instituintes na escola e em minha formação, procurei desenvolver atividades que viessem ao encontro de promover a construção de novas realidades dentro da escola, proporcionando aos alunos um arsenal de atividades a serem vivenciadas e ressignificando pelo menos naquele local os objetivos da Educação Física escolar além de auxiliar em minha formação, trazendo experiências que levarei para minha vida pós acadêmica.

Nas aulas de Educação Física é importante visar a vivência dos alunos, proporcionando um maior contato com a cultura corporal existente. O interesse educacional não é centralizado na perfeição técnica dos elementos, e sim na abertura de um espaço destinado à convivência e aos valores humanos (DUPRAT; BORTOLETO, 2007).

Com base nos autores citados passamos a justificar a importância de se trabalhar esse conteúdo dentro das aulas de Educação Física.

Pautados pelos seus benefícios expostos acreditamos que esse conteúdo e seus temas que possam a ser discutidos a partir das aulas serão de grande importância para a formação intelectual e social do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário